Pages

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Inaladores a favor do Meio Ambiente



Medicamentos como bombinhas para asma terão até 2011 para pararem de usar o poluidor CFC,Para minimizar a destruição e os efeitos nocivos à camada de ozônio, a Anvisa publicou resolução proibindo, a partir de janeiro de 2011, a produção e a importação de medicamentos inaladores que utilizem gás propelente (para dar impulso) do tipo clorofluorcarbono (CFC). Doze medicamentos aerossóis utilizados em casos de doenças pulmonares, entre eles as bombinhas para asma, possuem registro na autarquia - os fabricantes devem entrar com os pedidos de adequação dos produtos até 31 de julho de 2010.


Fonte:http://www.guiadafarmacia.com.br/Edicoes/0/anvisa-muda-inaladores-para-proteger-o-meio-ambiente-120115-1.asp
Correio Braziliense

domingo, 28 de dezembro de 2008

Preservando " O Meio Ambiente ".


Com as informações do site Infocefet aprendemos com Preservar o meio ambiente e a reciclar o nosso lixo então vamos as dicas:

. Evite o consumo desnecessário de energia.

. Reduza o uso de veículos, sobretudo em dias de inversão térmica. Pelo menos uma vez por semana deixe seu carro em casa.

. Recicle seu lixo. Separe papéis, garrafas, vidros, plásticos e latas e entregue a sucateiros. A reciclagem diminui a demanda por matérias-primas virgens e reduz o consumo de energia. Embalagens de espuma, frascos one-way, latas de cerveja e plástico são materiais difíceis de degradar no ambiente. além de provocam poluição atmosférica quando queimados.

. Reduza o consumo de água.

. Boicote produtos que causam impacto ambiental, como spray com CFC e alimentos e mercadorias que implicam na morte de animais selvagens ou dano à flora.

. Não compre animais silvestres, Não estimule o comércio ilegal de Micos, macacos, onças, tucanos, araras, papagaios, tartarugas, peixes ornamentais.


. Não jogue lixo na natureza ou nas ruas das cidades.


. Procure reaproveitar melhor os legumes e frutas usando -os em novas receitas, diminuindo assim as sobras que vão para o lixo.

. Roupas, brinquedos, livros e jogos que você não usa mais podem ser reaproveitados por outros, portanto, não os jogue fora, doe a instituições e bazares de caridade.


Atitudes como estas fazem toda a DIFERENÇA ao nosso Planeta.


Fonte:http://www.infocefet.hpg.com.br/preservacao.html

Homenagem a Chico Mendes

Segundo o site da Secretária do Meio Ambiente e reportagem de Daniela Mendes, aconteceu no dia 22/12 a entrega do prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente no Jardim botânico no Rio de Janeiro. "homenagens de artistas que participaram de um tributo ao líder seringueiro morto há 20 anos, no Acre. A abertura do evento foi feita por indígenas da tribo Ashaninka com cânticos da floresta pedindo a integração das diversas raças para uma nova consciência ambiental."
Ainda segundo o site o prêmio foi instituído em 2002 Pelo MMA com o objetivo de homenagear Chico Mendes pela defesa das populações tradicionais e dos povos indígenas, do meio ambiente, da igualdade, da cidadania e da consciência ambiental e, também, de reconhecer e estimular trabalhos voltados à conservação dos recursos naturais da Amazônia Legal, tornando possível a materialização do desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental com interesses sociais de melhoria de vida das populações.
Segundo o site o líder seringueiro conseguiu unir duas grandes utopias da humanidade.

Silvestres em Casa

Ararajubas Filhotes
Segundo o site Globoamazonia e reportagem de Iberê Thenório de26/12/08, o Ibama vai divulgar uma lista de alguns animais silvestres que podem ser criados em casa, segundo o site "Para melhorar a fiscalização sobre o tráfico de animais e permitir que pessoas possam criar em casa animais da floresta sem prejudicar a biodiversidade". Ainda segundo o site o coordenador da área de fauna do instituto Ibama, João Moreira Júnior, a maior parte dos animais permitidos será formada por aves, pois são esses animais – especialmente os papagaios – os mais procurados pela população e os mais bem adaptados à vida doméstica. Ele diz que não pode adiantar quais serão as espécies escolhidas, mas revela que jaguatiricas e macacos estão fora. “Não haverá mamíferos, mas alguns répteis”afirma. o coordenador explica ainda que entre os critérios mais importantes para a elaboração da lista estão a segurança e a higiene. “A pessoa vai colocar a espécie em sua casa. Temos que ter certeza de que isso não vai colocar em risco a saúde e segurança das pessoas.”


Fonte:Globo Amazônia.com

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Aquário

Segundo o caderno bichos da Folha de S.Paulo "além da praia e do sol, a Costa Paulista tem diversas alternativas de lazer nestas ferias algumas delas são os aquários. "Que divertem e ensinam adultos e crianças. O mais antigo é o Aquário Municipal de Santos, com mais de 60 anos". Mas além do aquário de Santos o nosso litoral ainda conta com vários outros entre eles estão o de Ubatuba no Litoral Norte de SP possui que 24 tanques de água doce e salgada onde é possível observar tubarões, moréias, arraias e pingüins, entre outros. e o Acqua Mundo este por sinal é um dos maiores complexos de aquários da América do Sul, com 3.000 metros quadrados de área e mais de 40 tanques, onde estão expostos grandes cardumes de peixes de mar aberto, como tubarões.
Ufa aja diversão nestas ferias ...


Fontes:
Folha On-line e Guia da Folha

Mensagem Linda


Se o homem pensasse como o pássaro... festejaria cada amanhecer com uma linda canção. Se o homem pensasse como o cavalo... ultrapassaria os obstáculos com classe, firmeza e determinação. Se o homem pensasse como o cão... faria do amor uma constante troca de carinho, lealdade e fidelidade. Se o homem pensasse como o gato... teria calma e equilíbrio em qualquer dificuldade. Se o homem pensasse como a abelha... constataria que nada se constrói sozinho. Se o homem pensasse como a formiga... veria que trabalho e sucesso trilham o mesmo caminho. Se o homem pensasse como a baleia... veria a importância do poder da solidariedade. Se o homem tivesse a pureza e a simplicidade de ser dos animais... a paz mundial deixaria de ser um sonho e se TORNARIA uma realidade.

Novos Animais


Segundo a revista isto é de 24/12/2008 da Edição 2042 e reportagem de Luciana Sgarbi, Esta semana biólogos da Asia descobriram novas espécies são cinco identificadas na semana passada na região do rio Mekong (Camboja, Laos, Mianmar, Tailândia, Vietnã e China) e elas se somam aos mais de mil novos tipos de animais e de plantas que já vinham sendo localizados ao longo da última década. Segundo o biólogo americano Thomas Ziegler, a maior parte deles foi encontrada na selva ou em pântanos da região, mas alguns foram descobertos em lugares pouco comuns. O rato-da-pedra-laociano (Laonastes aenigmamus), por exemplo, é uma espécie descendente de uma família de roedores que desapareceram há cerca de dez milhões de anos.

É realmente a natureza por mais castigada que vem sendo pelo homem, sempre nós encanta com novos e surpreendente animais


Fonte : Revista isto é On-Line

Planeta Sustentável


Não é de Hoje que ouvimos falar em Sustentabilidade.. mas o que isso vem a ser na pratica? Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
E segundo o site "atitudes sustentaveis" "O conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir".
Ainda segundo o site"as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado".
Isso é sustentabilidade.

Fonte:www.atitudessustentaveis.com.br

sábado, 20 de dezembro de 2008

Desmatamento " A natureza pede ajuda"

Segundo o caderno ambiente do Jornal Folha de S. Paulo do dia18/12/08 e reportagem de Afra Balazina.
São Paulo, Rio de Janeiro e Vitoria Juntas desmataram 990 "Maracanãs" em 3 anos,os dados dessas regiões indicam que o desmatamento de mata atlântica aumentou entre 2005 e 2008, contrariando a tendência de queda existente no país nos anos anteriores.
As informações são do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O mais alarmante é que quase não existe mais mata atlântica para ser destruída --restaram no Brasil somente 7,26% de florestas nativas desse bioma, ou um total de 9,87 milhões de hectares.
O atlas consegue identificar somente áreas desmatadas acima de 3 hectares --isso significa que desmatamentos menores podem passar despercebidos. "Antigamente, os desmatamentos eram normalmente de 10 a 20 hectares. Hoje, há desmatamentos menores do que 1 hectare.
Em São Paulo, o Rodoanel é um dos grandes responsáveis pelo aumento de desmatamento, já que sozinho somou 201 hectares desmatados.
No caso do rodoanel, Marcia Hirota, diretora da SOS e coordenadora do atlas, afirma que a preocupação não é somente com o que já foi desmatado. "Sem dúvida é uma obra que tem benefícios sociais. O problema é que o rodoanel é indutor para novas desmatamentos. O poder público precisa ficar muito atento", diz ela.

Fonte: Folha On-Line