Pages

domingo, 25 de janeiro de 2009

Aquecimento visto do Espaço


Segundo o site da Folha de 23/01/2009, o Japão lançou, o primeiro satélite mundial que recolherá informações sobre os gases de efeito estufa no entorno terrestre, uma ferramenta inédita para medir a presença das substâncias responsáveis pelo aquecimento global.
O foguete japonês H-2A, construído e explorado pelo grupo industrial Mitsubishi Heavy Industries (MHI), decolou às 12h54 locais (1h54 de Brasília) da base de Tanegashima, no sul do país, para colocar em órbita o "Ibuki" ("sopro de oxigênio" em japonês).
"O lançamento aconteceu da maneira como estava previsto", informou a Agência de Exploração Espacial nipônica (Jaxa), depois que o satélite se separou do foguete para alcançar a órbita, a 660 km da Terra.
A agência recebeu as felicitações do governo por este programa que "permitirá aprofundar em grande medida os conhecimentos mundiais sobre as mudanças climáticas".
O satélite está especialmente equipado para observar a presença dos gases de efeito estufa, entre eles o dióxido de carbono (CO2), e seu impacto na Terra.
"É necessário conhecer melhor o comportamento dos gases", explica a Jaxa, que coordena o projeto em conjunto com o Centro Nacional de Pesquisa Ambiental.



Fonte: France Presse, em Tóquio,Folha On-Line

0 comentários: