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sábado, 3 de janeiro de 2009

Vida Sustentavél já é Possível!


Segundo a Reportagem da Revista Istoé, uma vida sustentavél já é possível .. mudar Habitos diários e incorporar atitudes boas para o Planeta no dia-a-dia, já é rotina na vida de algumas pessoas. "Pelo menos 33% dos brasileiros percebem os impactos coletivos ou de longo prazo nas decisões de consumo", diz Heloísa Torres de Mello, gerente de operações do Instituto Akatu, organização que estimula o consumo consciente. De acordo com uma pesquisa da instituição, o número de consumidores que no ano passado privilegiaram empresas com boas práticas socioambientais em suas decisões de compra cresceu 7%, em relação ao estudo anterior, de 2003. "É uma tendência que veio para ficar", acredita a gerente do Akatu.
Do ponto de vista empresarial, as soluções ecológicas faziam parte até agora das megacorporações, que muitas vezes as utilizaram como mera estratégia de marketing, ou de lojas muito pequenas, que atuavam num incipiente nicho de consumo. Mas a prova de que o modismo virou uma onda irreversível pode ser vista em atitudes do comércio de bairro. A rede de padarias paulista Dona Deôla, cerca de 430 litros de óleo de cozinha das quatro unidades. Eles agora viram sabão e detergente. "Temos mudado várias práticas, na tentativa de fazer nossa parte. Não dava para jogar o óleo direto no ralo, é um crime ambiental", diz Vera Helena, proprietária da Dona Deôla. Em setembro, a padaria lançou suas próprias ecobags.
E se falar em coleta de água da chuva parecia conversa de hippie há alguns anos, hoje a tecnologia está a favor do meio ambiente. A Acqua Brasilis, que projeta os sistemas de captação de água da chuva e reúso de água para projetos de grandes construtoras, lançou este ano sistemas para residências. "Clientes finais são 5% do nosso público hoje, mas, em cinco anos, esperamos que esse número chegue a 50%", diz Paulino de Almeida, engenheiro de projetos da Acqua Brasilis. Com tantas tecnologias se tornando mais acessíveis e mais pressão social por produtos sustentáveis e boas práticas ambientais, é possível antever um horizonte verde. "Muita gente ainda age como se o problema fosse do governo ou das empresas, mas a escolha de uma empresa é uma premiação e faz diferença", diz Heloísa Torres de Mello.
Fonte: Revista Istoé on-line Especial Perpectiva 2009 e Reportagem de Verônica Mambrini

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